Categoria: Artigos
Data: 14/07/2024

Semana após semana a vida requer decisões, desde definir o cardápio do almoço até responder a uma proposta de emprego que pode mudar o rumo da sua vida. Nos preocupamos e perguntamos: “que direção devo tomar?”. A Bíblia oferece orientação sobre isso: 

  1. Deus está interessado em guiar suas ovelhas. O Salmo 23 destaca que Deus nos guia não por nosso merecimento, mas "por amor do Seu nome". Deus se comprometeu voluntária e amorosamente em cuidar de suas ovelhas e, zeloso por seu nome, sempre as dirigirá. Ele sempre cumpre a sua palavra. 

  1. Ovelhas que se deixam ser guiadas andam sem medo. “As minhas ovelhas ouvem a minha voz. Eu as conheço e elas me seguem”. As promessas divinas são garantias fortíssimas: “Eu lhes dou a vida eterna. Jamais perecerão. Ninguém as arrebatará da minha mão” (Jo 10.27,28). Mas há uma necessária “mão dupla” nessa interação para que se estabeleça tal segurança: o Pastor conhece e fala às ovelhas, e estas ouvem e seguem a Sua voz. 

A ligação entre nós e o Senhor é um relacionamento. Portanto, tais bênçãos não caem sobre nós de forma automática. A Bíblia também nos dá conselhos práticos para andarmos na vontade de Deus: 

  1. Ande no caminho do Pastor, mesmo quando não existirem “grandes” decisões a tomar. “Quem é fiel no pouco, é fiel no muito”, e o contrário também é verdade. Não adianta querer a orientação de Deus para as horas de “grandes decisões”, se Ele não comanda os teus passos diários. O Pastor precisa ser o Senhor em todas as nossas decisões, não importa o tamanho delas. 

  1. Busque sabedoria do Alto. “... e não se apoie em seu próprio entendimento” (Pv 3.5). A autoconfiança precisa ser equilibrada com “confiança no Alto”. Submeta-se às orientações da Escritura, e ore por sabedoria para aplicá-las às necessidades da vida diária. Isso lhe manterá dentro do “campo de segurança” do Pastor. 

  1. Consulte conselheiros sábios e fiéis a Deus. Ninguém tem a visão do “todo” da vida. Quem teima em tomar decisões sozinho desconsidera a advertência bíblica: “O solitário busca o seu próprio interesse e se opõe à verdadeira sabedoria” (Pv 18.1). O Pastor coloca “anjos” de carne e osso em nosso caminho. 

  1. Assuma a responsabilidade das escolhas que Deus colocou em suas mãos. Não ore pedindo orientação sobre o que já sabe que deve fazer. Lembra-se que “divina bronca” Moisés recebeu quando, diante do Mar Vermelho e com Faraó nos calcanhares, foi pedir direção de Deus? “Por que você está orando? Vocês têm que seguir em frente!” (Êx 14.15). Deus nos confiou recursos para decisões sábias e responsáveis, debaixo dos princípios do evangelho sob a unção do Seu Espírito 

Se você está profundamente comprometido com esses valores espirituais e práticos, não tenha medo de decidir. Avalie com honestidade as suas reais motivações e dê os passos com firmeza e paz. O Pastor te guiará “pelas veredas da justiça, por amor do Seu nome”. 



Autor: Rev. Alex Barbosa   |   Visualizações: 100 pessoas
Compartilhar: Facebook Twitter LinkedIn Whatsapp

Deixe seu comentário